quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Ser palhaço.

Estava me lembrando ontem a tarde da primeira vez que fiz um trabalho de palhaço na APAE de Salvador BA.
Logo quando comecei, eu achava que era completamente desprovido de pré-conceitos e limitações, porém eu estava enganado. Se não fosse por aquela apresentação possivelmente eu seria até hoje um individuo, abitolado, pré-conceituoso, e mesquinho com a vida.
Eu simplesmente enxergava as crianças ditas excepcionais, como crianças deformadas físico e mentalmente falando, bem, o deformado era eu...
É natural do ser humano temer aquilo que não conhece, e eu estava um tanto nervoso de me apresentar para aquele meio mundo de gente, ainda mais com palhaço, ofício ao qual eu não tinha experiência nenhuma. Quando me pintei estava nervoso, quando sai para o pátio também estava, mas quando as crianças me receberam eu já era palhaço. E o mais engraçado é que eu achava que precisaria conquistá-las, mas elas me receberam com um sorriso do tamanho da minha vergonha e pré-conceito, e era tão sincero tão verdadeiro, que me motivava a sair como um louco correndo, pulando e brincando. O mais engraçado é que as crianças ditas normais geralmente tem vergonha da figura do palhaço, e demoram a se habituar e confiar em suas brincadeiras, mas aquelas não, elas sorriam pra mim com verdade.
E eu sorri para elas de volta.
Logo após eu encontrei a menina a qual eu tenho como minha salvadora, ela estava no canto, sentada próxima a um parquinho, e quando eu a vi eu não enxergava mais com aqueles olhos deformados, eu via a menina mais linda do mundo inteiro em minha frente. Eu me sentei perto dela e sua mãe me falou seu nome, eu sinceramente não chorei por que a alegria da mudança dentro de mim era mais forte.
Depois desse dia procurei saber o que significava ser palhaço, por que aquilo tinha acabado de ocasionar uma mudança muito forte em minha vida, e procurei ver as pessoas ao invés de ver suas “cascas”.
E pra quem acha o contrário vou citar algo que eu li escrito na blusa da APAE:
Eles se beijam
Eles namoram
Eles trabalham
Eles se divertem
E não existe nada de excepcional nisso.

TK care.
^^

4 comentários:

  1. Que texto lindo, Zé.
    Nem preciso dizer o quanto queria vê-lo de palhaço. =]

    ResponderExcluir
  2. É verdade. E às vezes a gente pensa que é totalmente normal por ter um copo físico são.. tsc tsc.
    Bonito texto ;)

    ResponderExcluir
  3. Nossa, fiqei muito sensibilizada com esse texto!
    que lindo viu?!

    ResponderExcluir