segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Tudo que faz sucesso.

A todo o momento me lembro do quão diferente fora minha infância dessa época que vivemos, e olha que nem faz tanto tempo assim, Afinal só tenho 25 anos, mas a diferença é absurda.
Até meus 12 anos, mais ou menos, eu era um garoto que desfrutava de uma condição financeira muito boa, freqüentava junto com meus pais os melhores restaurantes, clubes e locais de entretenimento de Salvador BA.
Mas logo após o grande golpe de Fernando Collor de Melo, a minha vida e de Meus pais nunca mais foram as mesmas.
Após aquilo meu pai sofreu um enfarto, e sua saúde bem como bens materiais foram pras cucuias. E eu que até então era literalmente o “menino de playground”, vi minha vida completamente mudada, não freqüentando mais as melhores escolas, morando num bairro popular e tendo contato com os garotos que viriam a se tornar alguns dos meus melhores amigos.
Mas o mais legal, se bem me lembro é que éramos muito diferentes uns dos outros, tanto na forma de se vestir como de agir e pensar, gostávamos de coisas diferentes, tínhamos temperamentos diferentes, e isso dava toda graça da coisa. Algumas brincadeiras nunca davam certo, saiamos de vez em quando na porrada mas todo mundo era muito feliz. E talvez para mim o que é mais importante: Tínhamos gostos musicais muito diferentes.
Hoje em dia vejo um quadro que me incomoda. As crianças agora são muito iguais, gostam das mesmas coisas, compram as mesmas coisas, comem as mesmas coisas, se vestem da mesma forma, e tudo isso para se encaixar num padrão, na minha época assim como na época de qualquer um, já existia moda, alguns gostavam outros não, mas o grupo sempre era heterogêneo.
Isso fez com que eu pensasse, os jovens e adolescentes de hoje fazem isto por que gostam realmente disso? Ou para atender a um sistema?
No caso alguns sim e outros não. Os que gostam da moda rapidamente se adéquam a seus pré-requisitos, e os que não gostam também o fazem no intuito de ser aceitos por seus colegas.
E isso é foda, por que a mídia se aproveita deste percalço social para sorver dali dinheiro. A MTV Brasil Por exemplo adora fazer isso, no top 10 (algo parecido com antigo disc MTV) só rola Hori, Restart, Cine, e essas merdas, então eu lhe pergunto, será que realmente eles merecem estar na parada de sucessos? Ou A MTV aproveitou uma certa tendência para fomentar ainda mais essa moda para ganhar dinheiro?
Um exemplo bom disso é que na categoria hit do ano do VMB só tem essas bandas, sendo que praticamente a maior vitrine de amostra para essas musicas é a própria MTV, neste ponto conseguimos observar o quanto essa emissora pode ser tendenciosa. A música rebolation da banda Parangolé não teve só grande aceitação na região nordeste, mas como também na centro-oeste, sul e sudeste, até uma amiga de Chapecó (pequena cidade da região sul) não só conhecia a música como tocava na radio de La, tudo isso em grande parte devido as micaretas espalhadas pelo Brasil a fora, se a MTV bate tanto no peito dizendo que é uma emissora que expõe a musica popular brasileira e a cultura pop, por que Rebolation não está sequer entre as indicadas ao hit do ano? Tenha certeza que deveria estar.
No momento os jovens não só passam por uma moda passageira como são influenciados a vivenciá-la para gerar dinheiro para as grandes emissoras, isso me preocupa por demais por que o trabalho serio de muitos músicos escritores, e artistas fica comprometido por que a mídia compra aquilo que lhe da dinheiro e nada que não for EMO ou muito colorido vai lhe dar dinheiro agora, isto em boa parte devido a ela própria.
Eu quero acreditar que o que é bom ainda pode fazer sucesso, por que não se engane: o Talento ainda pode achar um meio de sobreviver a esta selva multicolorida, pois assim como houve bandas pop antes que realmente tinham muito talento sendo amplamente divulgadas pela mídia, como o Mamonas Assassinas, por exemplo, pode haver hoje um trabalho que não atenda a essas modinhas que chegue ao sucesso, Maria Gadú que nos salve! E que também se possível, não precise de uma farta injeção de dinheiro para dar certo.

Tk care
^^




Um comentário:

  1. Eu gostei muito desse texto. Muito mesmo.
    Desde que a mídia é mídia fomenta o que está no auge, mesmo que seja algo medíocre. Infelizmente a mídia como meio de comunicação em massa, e informação está de forma distorcida e monopolizada. E por ser meio de comunicação em massa deveria ter mais informação né?
    Por isso virão novos comunicólogos pra reestruturar isso. o/ hehe
    Nossa infância e juventude (que ainda acontece né? hehe) teve bem mais besteirol que a época dos nossos pais, e a atualmente tem muito mais besteirol que a nossa, cada geração se comporta de uma forma... Jogar a culpa toda na mídia também é muito fácil. O problema é muito mais complicado. Está nas famílias mal estruturadas, na educação escolar de baixo nível, está em um problema muito esquisto, o excesso de informação, na verdade a informação sem ser filtrada. Por que pra uma cabecinha em formação a informação deve sim ser filtrada e peneirada. Está em pular etapas, hoje criança é pré-adolescente, e adolescente é adulto. Um problema muito mais extenso...

    ResponderExcluir