quinta-feira, 29 de julho de 2010

"For all"

Há algum tempo atrás eu vivia nos forrós de salvador Bahia. Aquela magia que rondava o famoso bairro boêmio do rio vermelho me fascinava. Entre muitas das minhas paixões estava à dança, pra ser mais específico dançar forró, o pé de serra raiz.
Logo no começo eu era meio desengonçado e sem jeito pra coisa devo admitir, mas com o tempo comecei a pegar a “manha” do forró.
Sempre havia aqueles casais que tinham mais desenvoltura dançando e faziam passos mais arrojados, e do outro lado vinha eu evoluindo, aprendendo com a noite. Cada pessoa que eu dançava tinha um “feeling” diferente, seu próprio jeito de dançar, eu gostava disso por que dava pra absorver o melhor de cada pessoa que eu dançava e acrescentar os passos ao meu repertório pessoal. Eu me sentia mais livre dançando naquela época do que fazendo qualquer outra coisa, como diz minha amiga Lívia “já falei dela neh?” como quem joga o corpo no mundo eu vivia a noite. No entanto comecei a conhecer o famoso pessoal dos grupos de dança.

Pensem: Um monte de gente vestida de forma igual, que se amarra em tudo que é trio que possa existir... Trio juriti, trio sei-la-o-que, trio-da-nossa-senhora-do-gramado-verde, isso tudo para demonstrar que curtem pé de serra de verdade. Todos com suas respectivas camisas pra fazer aquele marketing, dançando e quase voando sobre o chão, técnica invejável, postura impecável, coisa da dança dos famosos do fausto, só você vendo menina... Tudo muito bonito, muito visual, mas nada verdadeiro. Eu me dei a oportunidade de conhecer professores e professoras, praticantes e novatos, eu já estava até envolvido naquele meio quando eu saquei, tipo assim pam! Cara, tem algo estranho nisso...
Velho, parecia que eu estava no meio de um monte de autômatos do forró, tudo muito mecânico ligado a passos posturas e talz, eu nem vou falar dos pulinhos. Cara tem uma merda de uns pulinhos que você tem que aprender em alguns grupos. As pessoas dançam e da pra sentir quando elas dançam com verdade, você se emociona com a coisa por que é arte e arte é assim!!! Assim como você pode sentir se um ator não está atuando bem, ou algum cantor ou cantora faz uma interpretação horrível de uma musica que você ama. E arte deve ser levada pras pessoas de forma acessível, por que é cultura, tudo bem que se você vive de dar aulas você tem que cobrar por isso, mas não é nada demais ensinar alguns passos pra menina que você encontrou na noite que não sabe dançar ou o rapaz meio sem jeito que gostaria muito de dançar com uma menina a qual ele se encantou, essas pessoas merecem se divertir dançando forró também! E eu não sei se vocês sabem, mas existe um pré-conceito, aliás, pré-conceito é o estopô! É um conceito muito do bem concebido contra pessoas que vão as casas de forró e não sabem dançar forró. Se chamarem alguém pra dançar as meninas negam logo e os rapazes enrolam um pouco antes de mandar a menina pastar “isso por causa dos hormônios, não por educação...” eles sabem quem não sabe dançar rei, conhecem pelo cheiro ou pelo jeito que está vestido, ou seja, sem calça de saco de arroz ou saia de hiponga, sem chinelo de couro e a porra da camisa do grupo.
E esses grupos ainda possuem uma rivalidade entre si, tipo gangs do submundo lutando pela supremacia do forró universal, putz que ridículo...
O nome forró provem de um mito que festas eram realizadas nos sertões nordestinos por estrangeiros, e essas festas possuíam em sua entrada cartazes ou faixas escritas “for all”, ou seja, para todos, os nordestinos não sabiam pronunciar e com o tempo o “for all” se tornou forró.
Certa vez uma pessoa me mandou uma meditação de OSHO que falava a respeito da dança.
Dizia algo como: “Quando você dança e não tenta controlar a dança, você mergulha no universo e o universo mergulha em você”.
Que pena que para esses forrozeiros de hoje em dia o forró não seja mais “for all”.

TK care.
^^

2 comentários:

  1. Nossa... Muita Verdade Jhosph... (:
    ... A música cantada pelo Scambo..Fala bem issoo, de fazer o que se quer Seja Chorar, Gritar , Dançar.. e Afirma que As Pessoas que dançam com Verdade são pessoas muito mais Felizes''...

    Abraço^^

    ResponderExcluir
  2. Pra que melhor que dançar pra si mesmo...

    ResponderExcluir